Contorno da seção

  • Olá! Seja bem-vindo(a)!


    O curso de Moodle Básico para Professores visa à capacitação de usuários para a criação de uma sala de aula virtual e atuação como professores no Moodle. Os módulos abordarão conteúdos relativos à utilização de recursos e atividades básicas do Moodle.

    Salientamos que este curso é autoinstrucional e se encontra no formato sequencial Os módulos são liberados à medida que as atividades do módulo anterior são concluídas. Ao final do curso, após a conclusão de todas atividades com êxito, você poderá gerar a declaração de conclusão do curso

    O curso tem duração de 40 horas e está dividida em 7 módulos, com algumas atividades obrigatórias para acompanhamento do seu aprendizado. 

    Veja, a seguir, os módulos que compõem este curso:


    Desejamos um excelente aprendizado!

    Atenciosamente, 

    EQUIPE NEOA/CEDUC.

  • Adultos de tiro médio estudando juntos

    Neste primeiro módulo, você terá a oportunidade de conhecer melhor o AVA Moodle.


    Para começar, conheça um pouco mais sobre o ambiente virtual Moodle e suas funcionalidades. Clique no botão para acessar alguns conteúdos.

    • Acesse

      Atividade 1

      Antes de continuar, teste seus conhecimentos. Clique no botão para realizar a atividade.

      Atividade
    • Você já está por dentro do Moodle depois dessa introdução inicial, agora é o momento de ver como acontece a navegação pelo perfil de professor. Clique no botão para acessar o vídeo!


      Acesse


      Atividade 2

      Principalmente para quem é novo na plataforma Moodle, pode ser interessante ter um panorama do que a plataforma oferece. É útil conhecermos e entendermos os principais elementos que constituem o AVA: blocos, recursos, atividades, recursos de edição, entre muitos outros aspectos. No botão a seguir você poderá assistir um vídeo que aborda cada um desses pontos e responder algumas questões sobre o Moodle.

      Atividade


      No próximo módulo, você terá informações sobre configuração e gerenciamento de curso. Confira!

  • Jovem escrevendo durante a sessão de estudo

    Neste módulo, veremos as configurações básicas do Moodle e as ferramentas de gerenciamento.


    O usuário com perfil de professor terá em suas mãos algumas ferramentas de gerenciamento e possibilidade de configuração de um curso ou disciplina. Para começar, assista ao vídeo, no botão a seguir, que apresentam algumas orientações sobre as configurações. 

    •  

      Acesse

      Atividade 3

      Depois de assistir ao vídeo, realize a atividade a seguir e avalie o que você aprendeu até o momento. Clique no botão para começar.

      Atividade
    • Agora que você já se familiarizou um pouco mais com o AVA, clique no botão a seguir para conhecer o passo a passo na prática.

    • Lembre-se de que você pode consultar esse tutorial sempre que necessário, o importante é praticar. 


      Atividade 4

      Agora é hora de realizar uma atividade para testar o que assimilou. Para isso,  clique no botão a seguir. 

      Atividade
    • Relatórios

      Os relatórios do Moodle são ferramentas importantes para acompanhar o acesso dos alunos ao curso e às atividades teóricas ou práticas, para monitorar a participação deles nas atividades etc. Saiba mais sobre o uso da ferramenta clicando no botão a seguir.

      Relatórios


      Atividade 5

      Para testar seus conhecimentos sobre os relatórios, realize a atividade a seguir.

      Atividade


    • Importação de cursos

      A ferramenta de importação de cursos é útil, sobretudo para aqueles que já utilizaram a plataforma alguma vez. Nesses casos, pode ser conveniente importar atividades ou mesmo todo o curso e começar a trabalhar a partir daí. Conheça um pouco mais sobre esse recurso, clicando no botão a seguir.


      Acesse


      O próximo passo, agora, é conhecer mais sobre a comunicação no Moodle, assunto que será tratado no módulo seguinte. 

  • Vista lateral adultos estudando juntos

    Neste módulo, vamos abordar as formas de comunicação disponíveis dentro do Moodle.


    A comunicação feita de forma on-line, por meio das ferramentas de comunicação de um ambiente virtual de aprendizagem, exige ainda mais cuidado e atenção por parte do professor e/ou tutor. Ela deve levar em consideração as netiquetas, a correção gramatical, ser inteligível e objetiva para garantir a interação, a interatividade e evitar dúvidas por parte dos interlocutores (usuários do AVA). Por isso, nesta aula, vamos aprender a nos comunicar no Moodle por meio das ferramentas Mensagem, Chat, Fórum e Diálogo.

    • Como enviar mensagens pelo Moodle?

      O envio de mensagens dentro do ambiente virtual do Moodle é  uma maneira eficaz para troca de informações, esclarecimento de dúvidas e promoção da interação entre os participantes do curso. Neste contexto, compreender como utilizar essa ferramenta de forma eficiente é fundamental para otimizar a experiência de ensino e aprendizagem online. Clique no botão e confira um tutorial sobre como enviar mensagens no Moodle 4.2.


      Acesse


    • Como utilizar o recurso Chat?

      O chat no Moodle possibilita a comunicação instantânea, ou seja, em tempo real, entre alunos, tutores e professores, permitindo discussões dinâmicas, esclarecimento de dúvidas e a troca de ideias de forma colaborativa. Essa ferramenta promove a interação e o engajamento dos participantes do curso. Clique no botão para verificar como ativar esse recurso!

      Acesse


    • Como funciona a ferramenta Fórum?

      O fórum, no Moodle, é um espaço para uma experiência interativa e colaborativa que possibilita aos usuários a troca de ideias, reflexões e debates entre alunos e professores. Essa ferramenta possibilita diversos tipos de interações. Nela, pode-se compartilhar experiências, esclarecer dúvidas, explorar conceitos e discutir temas de forma significativa. Clique no botão para saber mais sobre essa ferramenta.


      Acesse


      Atividade 6

      Agora que você já viu essas ferramentas, faça a atividade uma para testar seus conhecimentos. Clique no botão a seguir.

      Atividade

    • Como utilizar a ferramenta Diálogo?

      O recurso Diálogo no Moodle proporciona a comunicação direta entre alunos, professores e tutores, permitindo a troca de mensagens entre os inscritos na sala ou a troca de informações e até mesmo discussões individuais ou em pequenos grupos. Essa ferramenta é essencial para facilitar o feedback individualizado, esclarecer dúvidas específicas e promover a colaboração em um ambiente virtual de aprendizado. Para entender como funciona essa ferramenta, clique no botão a seguir para acessar os tutoriais.

      Acesse


      Atividade 7

      Para finalizar, clique no botão a seguir e realize uma atividade sobre as ferramentas de comunicação. 

      Atividade


      Veja, no módulo seguinte, informações importantes sobre os recursos do Moodle.

  • Adultos de tiro médio estudando juntos

    Os recursos são as ferramentas utilizadas para disponibilização de conteúdos nas disciplinas ou cursos online. Boa aula!


    No Moodle, é essencial explorar diferentes linguagens e mídias ao disponibilizar os conteúdos, garantindo que ele seja acessível e compreensível para todos os tipos de alunos. Quanto mais variadas forem as formas de apresentação, mais eficaz será a abordagem, atingindo, assim, uma variedade de estilos de aprendizagem e necessidades diferenciadas.

    • Os recursos no Ambiente Moodle

      Vamos agora dar uma olhada geral nos recursos do Moodle e tentar compreender as diferenças entre eles, para que possamos escolher, de maneira segura e adequada, os recursos mais indicados conforme os objetivos de aprendizagem que desejamos alcançar. Vamos lá!

      Acesse


      Agora, acompanhe vários tutoriais sobre os diferentes recursos mencionados.

       

       

      Como adicionar arquivos ou pastas

      Vamos começar pelos Arquivos e Pastas. Clique no botão para entender como adicionar arquivos e pastas no Moodle 4.2.

      Acesse




      Como adicionar uma URL

      A inserção de endereços da internet em um curso é, possivelmente, um dos recursos mais utilizados em qualquer curso a distância. Através desse recurso é possível redirecionar os alunos para conteúdos externos, os quais podem ser utilizados nas atividades subsequentes, dentro da plataforma. 

      Clique no botão para conferir um vídeo tutorial.

      Acesse



      Como utilizar o recurso Livro

      O recurso do tipo Livro permite que o professor crie diversas páginas e disponibilize esse conteúdo para seu aluno no formato de um Livro, com capítulos e subcapítulos. Neste tipo de recurso, o professor pode inserir tipos de conteúdos, como imagem, vídeo, áudio, texto ou todos. Em alguns casos, pode ser preferível utilizar esse recurso ao invés de fazer upload de um documento no formato word ou pdf, com várias páginas e que contém um texto que é apenas para ser lido e não baixado.

      Aprenda mais sobre esse recurso, clicando no botão a seguir!

      Acesse

       



      Como adicionar o recurso Área de texto e mídia no Moodle

      Área de texto e mídia é uma ferramenta útil para organizar o ambiente da disciplina. Ela cria seções que ajudam a agrupar o conteúdo de forma mais lógica, facilitando assim a compreensão por parte dos estudantes.

      Clique no botão a seguir, e veja o tutorial sobre este recurso.

      Acesse



      Atividade 8

      Clique no botão a seguir para realizar a atividade.

      Atividade

      A próxima etapa é conhecer mais sobre as atividades do Moodle. Então, siga para o próximo módulo!

  • Mulher de vista frontal na sala de aula

    Chegou o momento de conhecer as atividades disponíveis no Moodle.


    Neste módulo, você conhecerá as atividades do Moodle para a avaliação de conteúdo e prática por meio das quais o aluno pode testar o que assimilou ou aprendeu, elaborar textos, interagir com colegas etc. Acompanhe!

    Disponível se: A atividade Atividade 8 esteja marcada como concluída
  • Neste módulo, iremos mostrar como realizar as correções nas diferentes atividades avaliativas.


    Até aqui, você viu os principais recursos e atividades do Moodle. Agora, para finalizar o curso, vamos aprender sobre como avaliar o aluno utilizando as atividades do Moodle. As atividades avaliativas mais utilizadas nesse ambiente são o Fórum de Discussão, a Tarefa e as questões do Questionário. Observe mais informações:


    Disponível se: A atividade Atividade 10 esteja marcada como concluída
  • Neste módulo será feito o fechamento do curso.


    Para finalizar, pedimos que nos dê um feedback sobre a sua experiência nesse curso, clicando no botão “Avalie o curso”. A sua opinião é importante no sentido de nos indicar os aspectos em que podemos melhorar! 

    Disponível se: A atividade Atividade 11 esteja marcada como concluída