Este curso abordará algumas ferramentas intermediárias do Moodle como Wiki, Glossário, Conteúdo Interativo H5P, Lição e novidades como a "Questão cloze" disponível na Atividade Questionário e novo plugin "Prova Virtual".


As metodologias ativas compreendem práticas pedagógicas diferenciadas nos processos de ensino e de aprendizagem que visam estimular o protagonismo dos alunos, por meio de uma aprendizagem mais crítica e autônoma a partir da prática e de situações e problemas reais.

Elas vêm sendo pensadas, trabalhadas e aplicadas há algum tempo e um de seus grandes precursores foi William Glasser. 

Entretanto, é importante salientar que muitos estudiosos da Educação já propuseram metodologias ativas de trabalho, sem que esse nome tenha sido usado. São alguns exemplos disso, pensadores e educadores como Paulo Freire, Céletin Freinet, Maria Montessori e John Dewey.

Neste curso, iremos apresentar diferentes metodologias ativas que podem melhor contribuir para a aprendizagem do aluno do século XXI, que vive em um mundo mediatizado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.  Além disso, com o novo  cenário educacional emergente da pandemia que se caracteriza pelo ensino remoto, essas metodologias ganham destaque na medida em que têm grande utilidade e se adaptam a essa nova realidade.

Olá! Seja bem-vindo(a)!

Este curso visa à capacitação de professores para a atuação no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Nas aulas, serão apresentados conteúdos relacionados à utilização instrucional do Moodle e à prática de docência on-line.

Gostaríamos de frisar que este curso é autoinstrucional, ou seja, não contará com o suporte de tutores e/ou professores. Nesse sentido, a cada aula você terá uma atividade ou exercício curto e todas essas atividades terão feedback imediato. Você será o responsável por sua aprendizagem durante a realização deste curso. É importante que sempre reflita sobre o seu progresso e tente detectar os pontos em que está falhando.

Em um curso como esse, autoinstrucional, as atividades são liberadas automaticamente, à medida em que as atividades vão sendo cumpridas. No caso das questões propostas, é preciso responder a todas as perguntas para que o tópico seguinte se torne disponível.

O curso contém 8 aulas, sendo que a última é uma aula dedicada a autoavaliação. Os tópicos abrangidos são os seguintes:

Aula 1 - Introdução ao Moodle

Aula 2 - Planejamento de curso

Aula 3 - Algumas ferramentas de gerenciamento

Aula 4 - Comunicação no Moodle

Aula 5 - Recursos disponíveis na plataforma

Aula 6 - Inserindo atividades

Aula 7 - Avaliação

Aula 8 - Autoavaliação e avaliação do curso