Avisos do site

Suspensão de novas inscrições

de Suporte NEOA -

Prezados usuários,

A plataforma MOOC está sendo reformulada e no momento não estão sendo aceitas novas inscrições nos cursos disponibilizados. Em breve teremos novidades.

Atenciosamente,
Coordenação do NEOA



Cursos disponibles

Este curso abordará algumas ferramentas intermediárias do Moodle como Wiki, Glossário, Conteúdo Interativo H5P, Lição e novidades como a "Questão cloze" disponível na Atividade Questionário e novo plugin "Prova Virtual".


As metodologias ativas compreendem práticas pedagógicas diferenciadas nos processos de ensino e de aprendizagem que visam estimular o protagonismo dos alunos, por meio de uma aprendizagem mais crítica e autônoma a partir da prática e de situações e problemas reais.

Elas vêm sendo pensadas, trabalhadas e aplicadas há algum tempo e um de seus grandes precursores foi William Glasser. 

Entretanto, é importante salientar que muitos estudiosos da Educação já propuseram metodologias ativas de trabalho, sem que esse nome tenha sido usado. São alguns exemplos disso, pensadores e educadores como Paulo Freire, Céletin Freinet, Maria Montessori e John Dewey.

Neste curso, iremos apresentar diferentes metodologias ativas que podem melhor contribuir para a aprendizagem do aluno do século XXI, que vive em um mundo mediatizado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.  Além disso, com o novo  cenário educacional emergente da pandemia que se caracteriza pelo ensino remoto, essas metodologias ganham destaque na medida em que têm grande utilidade e se adaptam a essa nova realidade.

Olá! Seja bem-vindo(a)!

Este curso visa à capacitação de professores para a atuação no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Nas aulas, serão apresentados conteúdos relacionados à utilização instrucional do Moodle e à prática de docência on-line.

Gostaríamos de frisar que este curso é autoinstrucional, ou seja, não contará com o suporte de tutores e/ou professores. Nesse sentido, a cada aula você terá uma atividade ou exercício curto e todas essas atividades terão feedback imediato. Você será o responsável por sua aprendizagem durante a realização deste curso. É importante que sempre reflita sobre o seu progresso e tente detectar os pontos em que está falhando.

Em um curso como esse, autoinstrucional, as atividades são liberadas automaticamente, à medida em que as atividades vão sendo cumpridas. No caso das questões propostas, é preciso responder a todas as perguntas para que o tópico seguinte se torne disponível.

O curso contém 8 aulas, sendo que a última é uma aula dedicada a autoavaliação. Os tópicos abrangidos são os seguintes:

Aula 1 - Introdução ao Moodle

Aula 2 - Planejamento de curso

Aula 3 - Algumas ferramentas de gerenciamento

Aula 4 - Comunicação no Moodle

Aula 5 - Recursos disponíveis na plataforma

Aula 6 - Inserindo atividades

Aula 7 - Avaliação

Aula 8 - Autoavaliação e avaliação do curso